Realização: Essas empresas contribuem para o desenvolvimento do mercado náutico nacional:
 


OKEAN Yachts abre com chave de ouro programa Bom Marinheiro
09/08/2023

Fábrica da Okean

Marinheiros recebem treinamento na fábrica do estaleiro

O Programa de treinamento Bom Marinheiro teve sua abertura realizada no último dia 25 de julho, na sede do Estaleiro OKEAN, em Itajaí, Santa Catarina. Os trabalhos foram iniciados às 10 hs da manhã com o pronunciamento do CEO do Bombarco, Marcio Ishihara, que ressaltou a importância desse profissional tão essencial para o desenvolvimento do segmento. Os 43 inscritos ouviram atentos as considerações de Marcio enfatizando a ética profissional como um valor imprescindível para todas as pessoas envolvidas com o mercado náutico. Ele também destacou o quanto a relação entre o proprietário da embarcação e quem cuida dela deve ser pautada por confiança mútua, excelência nos serviços prestados e valorização do marinheiro.

 

Com o objetivo de promover uma melhor qualificação dos marinheiros de esporte e recreio, o programa conta com o patrocínio da Volvo Penta, Kamell, OKEAN, Kapazi, Propspeed e Ilhamar. Todas essas empresas tem o interesse comum de contribuir para uma profissionalização crescente do mercado náutico. Os marinheiros irão participar de cursos nas áreas de mecânica, elétrica, navegação, ética profissional, limpeza e manutenção, tendências e tecnologias, GPS e primeiros socorros. Além de estarem expostos durante toda a duração do programa a uma sensibilização sobre como atuar tendo em mente a preservação do meio ambiente.

 

Após um almoço em que os participantes puderam se conhecer melhor e trocar as primeiras impressões com o representante da Propspeed, Júlio César Ribeiro, e da Ilhamar, Robledo Peixoto, foi a vez do CEO da OKEAN, Roberto Paião, tomar a palavra para falar de alguns aspectos do mercado nos quais a participação do marinheiro é fundamental. Particularmente no período de pós-venda e na manutenção da embarcação. É o marinheiro quem vai poder passar para o estaleiro algumas das informações mais decisivas para que o proprietário possa desfrutar ao máximo do seu barco.

 

Dando prosseguimento à programação, os marinheiros fizeram uma visita às instalações da OKEAN, onde puderam conferir processos de fabricação da renomada marca, e também as lanchas Ferretti produzidas no mesmo espaço. As atividades foram encerradas com a primeira das provas que serão ministradas ao longo do curso para avaliação do aproveitamento das informações passadas.

 

Importante lembrar que o curso é restrito a marinheiros de esporte e lazer do estado de Santa Catarina, mas que a intenção é ver esse conhecimento sendo divulgado na comunidade náutica local e também nacional. Uma das maneiras para que isso aconteça é através do intercâmbio entre os marinheiros de diferentes partes do Brasil, sempre visando a melhoria dessa categoria de profissionais, e também chamar a atenção dos órgãos responsáveis para a classe. Os marinheiros que cumprirem todas as etapas do programa estarão capacitados para servir de referência em todo o país.