Realização: Essas empresas contribuem para o desenvolvimento do mercado náutico nacional:
 


Programa Bom Marinheiro aprende sobre tecnologia de ponta na sede da Volvo Penta em Curitiba
09/08/2023

Turma Bom Marinheiro 2023

Treinamento aconteceu no dia 25 de julho

Após um início muito proveitoso no último dia 25 de julho, com a cerimônia de abertura e primeiros trabalhos realizados na sede do Estaleiro OKEAN, em Itajaí, Santa Catarina, o Projeto Bom Marinheiro, uma iniciativa do Grupo Bombarco, retomou suas atividades no primeiro dia de agosto, com uma visita à sede da Volvo Penta, em Curitiba. A OKEAN e a Volvo Penta formam, ao lado da Kamell, Kapazi,Propspeed, Radio Naval e H-Tec o grupo de marcas visionárias patrocinadoras dessa ação tão fundamental para a evolução do mercado náutico.

 

O grupo de 43 marinheiros que estão participando do treinamento partiu de ônibus, ainda de madrugada, de Florianópolis, rumo a Curitiba, onde foram recepcionados com um belo café da manhã servido na própria empresa. Estavam a postos para recebê-los com muita atenção os diretores Elpidio Narde, de vendas, Emerson Batista, de pós-venda, e Arianna Schreiber, responsável pelo marketing da empresa.

 

Na palestra que se seguiu, os marinheiros puderam aprender sobre tipos de motores e propulsão, com especial atenção ao revolucionário sistema IPS (Inboard Performance System), exclusivo da Volvo Penta, onde a hélice é voltada para frente, resultando em múltiplos benefícios na navegação. Entre os ganhos que o IPS proporciona estão uma maior segurança, economia de combustível e responsabilidade ambiental.

 

Preocupações essas que vão de total encontro à uma das propostas fundamentais do curso, que é capacitar os marinheiros em avanços técnicos na área de mecânica de embarcações, ao mesmo tempo em que se valoriza a proteção à natureza. Os motores elétricos, que terão uma participação cada vez maior no cenário, com a Volvo Penta já tomando a dianteira nesse avanço em direção a um futuro de energias mais limpas, foi outro dos assuntos de grande importância coberto na apresentação.

 

Após o almoço, os marinheiros fizeram um tour nas instalações da Volvo Penta onde ocorre a montagem de caminhões, inclusive com motores fabricados no Brasil e exportados para a Suécia, país originário da marca. Nessa visita, eles puderam ver os resultados de um processo de gestão descentralizado na linha de montagem, onde a responsabilidade não recai apenas sobre um profissional, mas é dividida entre toda a equipe, com resultados de produtividade e qualidade surpreendentes. Tanto que o modelo criado no Brasil está sendo replicado em outras unidades da Volvo Penta mundo afora.

 

Completando as atividades do dia, o grupo também teve a chance de conhecer o Memorial de Segurança no Transporte, que é mantido com apoio da Volvo. Ainda que seja focado em segurança no trânsito, serve como um bom parâmetro para ressaltar a obrigatoriedade de seguir normas de segurança e agir sempre de acordo com as melhores práticas, para que vidas não sejam colocadas em risco.

 

Em destaque nas informações que foram passadas ao grupo nesse segundo dia de atividades, a fala de Elpidio Narde ganhou especial relevância ao ressaltar que os marinheiros é quem são os maiores clientes da Volvo Penta, pois cabe a eles a lida diária com as embarcações e os equipamentos fabricados pela empresa. São eles que podem dar o melhor retorno em relação ao desempenho dos produtos, tornando-se um elo essencial na busca continua pela satisfação dos proprietários dos barcos.

 

Ou seja, ficou claro que a Volvo quer ter os marinheiros cada vez mais próximos e parceiros da empresa. Tanto que anunciou ao final do dia que o escolhido como melhor marinheiro ao final do curso será premiado pela empresa com um jantar em companhia da diretoria em Curitiba, com despesas de transporte e hospedagem pagas. Certamente um momento que ficará marcado na vida dele e dos diretores.